sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Assuntinho de Hoje : Ginásio/Exercício Físico ou Cabelo perfeito?

Olá meus amores!

Quantas de vocês já pensaram: tenho de ir ao ginásio hoje, mas não quero estragar o meu wash and go super definido ou os meus twist ousts perfeitos...?
Bem eu estou sempre nesse dilema (hahaha)!

Hoje vamos ver como manter e tratar o cabelo, antes, durante e depois do exercício físico!


O exercício físico é uma parte importante das nossas vidas que deve estar presente, entretanto pode condicionar a nossa rotina capilar, se por exemplo for praticado com frequência. Assim convém adaptar a rotina ao exercício e adoptar alguns comportamentos que ajudam a manter o cabelo saudável e com um aspecto impecável.




O principal condicionante do exercício físico é o suor.
Durante o exercício físico é impossível não transpirar. O suor é composto por sais. Quando terminamos o exercício e o suor seca, os sais que nele estão contidos permanecem sobre a nossa pele e couro cabeludo , o que vai ressecar muito o cabelo.

Eu não transpiro muito no corpo mas no couro cabeludo transpiro imenso , o que me faz ter um cuidado extra quando vou ao ginásio, de forma a impedir a acção dos sais depositados pelo suor no meu couro cabeludo.

Então o factor chave neste caso é a protecção do cabelo contra o suor.

- Protecção da raiz dos fios: 


  • A forma mais eficaz de proteger a raiz do cabelo é utilizando uma Fita, headband, que vai impedir que o suor chegue aos fios , sendo absorvido pela headband. 




- Protecção dos fios no seu comprimento:

  •  Aqui o primeiro passo é fazer uma (Re)hidratação dos fios antes de começar a treinar. 
Isto é, antes de iniciar o treino, fazer um moisturize and seal no cabelo, borrifando-o com água e selando a hidratação com um óleo, ou substituir a água por um leave-in água como ingrediente base. 

Deve-se focar sobretudo nas pontas, que são aparte mais frágil do nosso cabelo.


  • O segundo passo é prender o cabelo, de uma forma "solta", não fazendo muita tensão sobre ele. Um messy bun ou o  pineapple (ananás)são os meu penteado de eleição. A escolha do elástico também vai ajudar a não fazer um apanhado demasiado apertado, por isso prefiram sempre um scrunchie de cetim( à venda na Diamantino Viegas, ou podem vocês mesmas fazer um) ou invisibobble (à venda nas farmácias).  Se ainda tiverem o cabelo curto, pasta usar a headband e hidratar muito bem os fios antes.

Um ananás, literalmente :D











- Lavagem 

É importante certificarmo-nos de que retiramos a camada de sais que fica no couro cabeludo depois do exercício físico. Mas lavar o cabelo com shampoo sempre que fazemos exercício físico , (supondo que pelo menos 3 dias por semana isto acontece) vai ressecá-lo imenso.
Trago-vos o meu bom velho amigo Co-Wash que vai permitir limpar o cabelo, sem o danificar. 
No meu caso específico 3 vezes por semana no ginásio são garantidas, mas há semanas em que vou mais , chegando a ir até de segunda a sexta. Eu não lavo o cabelo sempre que vou ao ginásio, nem faço Co-Wash sempre, porque não se adapta à minha rotina. o que faço é um ou dois Co-Wash no meio da semana. 

Outro método que algumas naturals têm usado, não só como lavagem específica após o exercício físico, mas também como método geral é o Water Only Wash Method, que basicamente consiste em lavar o cabelo somente com água, deixando que as glândulas sebáceas do nosso couro cabeludo produzam o máximo da nossa maravilhosa oleosidade natural, o sebo, e usar esse mesmo sebo produzido como o principal hidratante do cabelo da raiz às pontas. 

Pensar em lavar sempre o meu cabelo só com água é um pouco extremo para mim, por isso eu em particular não estou muito aderente a esta prática em termos de lavagem frequente. 

Mas, usar este método para as lavagens por consequência do exercício físico parece-me bastante exequível e até benéfico para o cabelo, e para quem tem o horário mais apertado é uma boa opção em vez de não o lavar simplesmente. 


Ainda dentro deste assunto da lavagem temos o comichão no couro cabeludo. Algumas vezes depois do treino , ou mesmo diariamente,  podemos sentir o couro irritado e muitas vezes não temos tempo de lavar o cabelo para acalmar a raiz e retirar os resíduos que possam estar na origem dessa irritação. Algumas formas de  o combater são :
- Fazer o ACV Rinse , sobre o qual falei neste post aqui;
- Aplicar o tea tree oil no shampoo. Este óleo tem uma componente calmante e anti bacteriana, óptima para a pele e para couro cabeludo irritados.
- Borrifar o cabelo e o couro com sumo de Aloe Vera.


É tudo por hoje, 
espero que tenham gostado,
Beijinhos e até ao próximo post! 



segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Assuntinho de hoje: Cuidados de inverno!

Olá pessoal!!

Com a chegada do inverno, as temperaturas baixas e a humidade , o comportamento dos nossos fios sofre várias alterações ,e, com essas mesmas alterações tem de mudar também a nossa rotina e os produtos que usamos no nosso cabelo! 

É muito comum pensar que no verão temos de ter mais cuidados capilares do que no inverno, mas não é essa a verdade. O inverno agride igualmente os fios como o verão, senão mais! 
O vento, a chuva, a humidade e os raios solares são factores que não são tidos em conta pelas pessoas no inverno, mas que tornam os fios mais quebradiços, ressecados e opacos.

Para evitar danos e manter um cabelo saudável e bonito aqui vão algumas dicas:

- O factor chave é manter o cabelo hidratado:

- E vocês pensam: "Sim Tónia, já sabemos, isso é sempre!". Eu sei que este é um ponto em que insisto bastante, mas se nas outras estações é importante hidratar o cabelo, no inverno é 10 vezes mais! No inverno é imprescindível que o cabelo esteja sempre muito hidratado, para criar uma "capa protectora" contra o vento e o frio. 
Se quiserem comprovar isso , experimentem ficar 2 ou 3 dias sem (re)hidratar o cabelo durante esta época, e vejam como o vosso cabelo implora por água e óleos. 
Normalmente, eu consigo manter o meu cabelo bem hidratado por 2,3 dias sem ter de refrescar os caracóis, mas ultimamente, tenho de o fazer diariamente e caso não o faça, noto logo uma diferença.
Por isso meninas, façam hidratações todas as semanas e mantenham o cabelo sempre hidratado com a ajuda do moisturize and seal. Uma maneira fácil, simples e rápida de (re)hidratar o cabelo é : 


  • À noite (geralmente é quando temos mais tempo) borrifar levemente o cabelo com água e fazê-la "penetrar" os fios e de seguida selar com um óleo. Como o cabelo estava seco e só vamos humedecê-lo ele não deve demorar muito tempo a secar e não terão de se preocupar com os fios estarem molhados antes de dormir. PS: Borrifem o cabelo, não o molhem exagerada ou completamente. 
  • Também podem fazer isto de manhã, mas neste caso o mais provável é terem de recorrer ao secador porque sair com o cabelo molhado não é nada aconselhável.

Dica: Investir em um bom óleo (Argão, Jojoba, Amêndoas Doces, Abacate) e em manteigas (Manteiga de Karité);

- Evitar água quente nos fios:




A água quente resseca muito os nossos fios, deixando-os super frágeis e quebradiços, assim como a nossa pele. Por isso, evitar por agua quente no cabelo, é uma regra muito importante. Se forem como eu , que não suporto água fria ou morna, lavem o cabelo fora do banho. Assim, evitam ressecar os fios, lavando-os com água bem geladinha, ai que bom (hehehe).

- Protective styles:



Nesta época os protective styles são uma opção a ter em conta porque, em primeiríssimo lugar, sair de casa com o cabelo molhado é receita para desgraça! É muito fácil ficarmos doentes se sairmos com a raiz dos nossos cabelos ainda húmidas. Sequem sempre o cabelo, naturalmente, ou com o secador na temperatura baixa (ar frio) para evitar heat damage.
Em segundo lugar, é uma maneira muito eficaz de manter o cabelo sempre hidratado, bonito, e protege muito os fios.
Por último, a humidade pode causar muito frizz no cabelo, e se estiverem com protective style, diminuem muito o frizz.

Uma dica muito importante: Se o protective Style que fizerem for twist out ou braid out, é imprescindível que eles sequem a 100% , porque caso contrário a humidade vai frisar os os fios completamente e o cabelo vai ficar uma "confusão" total. 

Eu, particularmente tenho apostado mais em tranças e high buns porque o meu cabelo tem reagido muito mal à humidade, e parece que nenhum produto tem ajudado a domá-lo. 
Por isso só solto o cabelo nos dias de menor humidade, em que o cabelo decide cooperar comigo (heheh). 

- Secar o cabelo: 





Como já mencionei acima, secar o cabelo é importante não só para a nossa saúde como também para manter os nossos fios controlados. 
Depois de lavar, prefiram uma toalha de fibra ou algodão, ou o mais simples uma T-shirt para secar o cabelo e tirar o excesso de água, As toalhas comuns só aumentam o frizz!
Os nossos amigos secadores têm de estar sempre numa temperatura baixa (Ar frio), não se esqueçam! 
Como já mencionei, certifiquem-se de que os vossos twists estão bem secos, provavelmente esta é uma das razões pela qual eles não ficam perfeitos.


- Ter uma espécie de cronograma capilar: 

O cronograma capilar é um tema já abordado aqui no blog e podem vê-lo clicando aqui
Entretanto, o cronograma é muito difícil de seguir à risca, tendo ele de ser adaptado não só à nossa rotina como ao nosso tipo de cabelo. 
O foco aqui é dar ao cabelo tudo o que ele precisa, porque não basta a nutrição e a hidratação, temos de o reconstruir, e esta fase é muitas vezes esquecida. 

A maneira mais simples e eficaz de fazer o cronograma é a seguinte: 

- Hidratação /Nutrição todas as semanas , com máscaras naturais , apostando em ingredientes como abacate, mel e óleos , ou máscaras comercias com os mesmos ingredientes;
- Hidratar e (Re)hidratar o cabelo com água e selar com óleos, diariamente;
- de 15 em 15 dias ou 1 vez por mês fazer reconstruções com máscaras naturais , utilizando ingredientes como : iogurte natural grego, leite de côco, ovo e banana, ou máscaras comerciais com proteínas, queratina. Há ainda a opção de usar ampôlas (que é o que eu uso), particularmente a Power Dose da L'Oreal de Keratina ou Proteína. 


Estas são as coisas principais que me têm ajudado a combater as mudanças de temperatura. 
Vão ver que os vossos cabelos vão agradecer :)

Espero que tenham gostado,
Beijinhos e até ao próximo post!