Quanto tempo não é?!
Eu sei que estou em dívida com todos vocês , mas a verdade é que tenho estado em sobressalto desde o mês de Maio! Tem sido uma correria e não é fácil conciliar tudo!
Mas agora está tudo resolvido e eu venho contar-vos todas as novidades!
Bem, em primeiríssimo lugar, em Junho o meu cabelo completou dois anos natural (ehhhhh!! xD)
E para vos compensar pela minha ausência,vou tentar publicar aqui tudo o que deveria ter publicado desde Junho não é ? Exactamente, vocês merecem =D
Então, o assunto de hoje é sobre o meu regime e a sua principal mudança.
No início da minha jornada, eu seguia o cronograma capilar, que eu partilho na página aqui do blog "A minha Rotina Capilar". Atualmente, penso que já não posso dizer que ainda o faço!
(eu ainda recomendo o cronograma para quem está a começar agora, porque permite-nos aprender muito acerca do nosso cabelo e dos produtos que melhor se adaptam a ele.)
Nestes dois anos muita coisa mudou, inclusive o meu regime capilar! Fui sempre adaptando o regime, os produtos e fui verificando a resposta que o meu cabelo dava, para criar um regime mais ou menos fixo que eu pudesse partilhar com vocês..
Uma das coisas que eu já falei aqui, foi sobre o Co-Wash, e a importância de reduzir o uso dos sulfatos. Eu tinha algumas dúvidas em relação ao Co-Wash, mas decidi experimentar, então há cerca de 9 meses eu comecei a fazer co-wash em vez de usar o shampoo para lavar o cabelo. O meu cabelo pareceu adorar a mudança e ele realmente ficou mais hidratado...
Entretanto há uns 5 meses que eu tenho vindo a reparar que o meu cabelo estava a ficar um pouco seco demais, e a sua textura já não estava como antes, posso dizer que ele estava a ficar mais fino, mais fraco e começou até a sair muito quando penteava.
Eu vi e revi o meu regime, tentando me aperceber do que poderia estar a correr mal, e vi que a única coisa que poderia estar a condicionar o meu cabelo, seria a lavagem.
Eu fazia co-wash todas as semanas e de 15 em 15 dias, lavava com um shampoo sem sulfatos.
O que parecia estar a dar certo no meu cabelo, pelo menos não havia razões de queixa...até o meu cabelo começar a apresentar os sintomas acima descritos, e eu tinha de fazer alguma coisa acerca do assunto.
Decidi então fazer uma experiência, porque só assim é que descobrimos o que se adapta ao nosso cabelo.
O que fiz foi, durante algum tempo diminuir a frequência com que fazia o co-wash.
Eu sei o que vocês estão a pensar agora - "Então Tónia, não dizias que os shampoos têm sulfato e isso resseca o cabelo? E que devíamos diminuir a frequência do uso dos sulfatou e fazer mais co-wash? E agora dizes que fizeste o contrário?"
Sim, sim, é tudo verdade, mas o shampoo é necessário, porque apresenta agentes lavantes que retiram toda a acumulação de resíduos no couro cabeludo (partículas de produtos, condicionadores, silicone são solúveis, etc..) , coisa que o co-wash não tem a capacidade de fazer.
Então a minha teoria é a seguinte: o meu cabelo acumulou demasiados resíduos no couro, o que para além de não permitir o desenvolvimento saudável dele fez com que ele não absorvesse bem os produtos (daí estar tão ressecado) e enfraquecesse.
Passei então a lavar o cabelo mais vezes com shampoo (com e sem sulfato), reduzindo as vezes que faço co-wash. Tudo o resto mantendo-se constante.
Como eu estou sempre a dizer cada cabelo é um cabelo, e eu tanto vejo raparigas que só fazem co-wash, como raparigas que só usam shampoo e ainda as que estão no meio, e todas apresentam resultados satisfatórios, que se adaptam ao cabelo de cada uma. Assim, sinceramente eu acho que não existe uma regra certa, nós temos mesmo de adaptar o nosso próprio regime, e não devemos viciar o cabelo. Tal como é importante mudar de produtos algumas vezes, o regime também não deverá ser uma coisa rígida. Assim, eu não acho que seja suficiente fazer só co-wash, mas também acho que não devemos abusar do shampoo.
Então, posso dizer que atualmente o meu regime baseia-se no seguinte :
- Hidratação profunda e Lavagem com shampoo uma vez por semana, ( continuo a usar as máscaras naturais e também algumas máscaras comercializadas sobre as quais vos vou falar no próximo post. Quanto ao shampoo, sinceramente tenho usado mais o shampoo com sulfatos do que o sem, porque nesta altura do verão, em que transpiramos mais, vamos a praia e piscina etc, sinto que o shampoo com sulfatos lava melhor o meu couro, mas intercalo com o shampoo sem sulfatos);
- co-wash pontualmente , quando por exemplo lavei o cabelo muito recentemente mas tenho a necessidade de voltar a molhar porque não está como quero, ou quero fazer uma coisa diferente com o cabelo.
Nesta altura do verão em que como disse anteriormente transpiramos mais e vamos à praia e à piscina, podemos sentir a necessidade de lavar o cabelo mais do que uma vez por semana, então é nessas ocasiões que faço co-wash.
- 1 vez por mês tento fazer o ACV Rinse (lavagem com o vinagre de sidra de maçã), mas confesso que já há algum tempo que não faço. (esquecimento hehehe)
- tento fazer o pree-poo 1 vez por semana, antes de lavar o cabelo ou então um tratamento de óleos quentes 1ou2 vezes por mês.
- continuo a (re)hidratar o cabelo sempre que o sinto seco (de 2 em 2 ou 3 em 3 dias) , usando método do moisturize & seal.
- sempre que posso tento fazer protective styles como os twistouts, french braids, rabos de cavalo e coques...
Outra coisa que sofreu algumas alterações foram os produtos que estou a usar, mas isso vou deixar para o próximo post =).
Agora deixo aqui algumas fotos do cabelo, para vos dar um update.
Espero que tenham gostado, e até ao próximo post que prometo que será muito em breve! :D
Sem comentários:
Enviar um comentário