segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Assuntinho de hoje : entrevista com Lígia Terra

Olá pessoal, hoje trago para vocês mais uma entrevista, hoje com uma amiga crespa que fez recentemente o big chop (eu posso ter tido um pequeno dedo envolvido nisso hehehe), a Lígia Terra. A história da Lígia é bem diferente da minha, porque o cabelo dela, apesar de desfrisado não era um cabelo com aparência danificada, pelo contrário, estava sempre bonito, comprido e bem tratado. Por isso a diferença foi bem grande para ela, como poderão perceber pelas respostas à sua entrevista e também com as fotos que mostrarei posteriormente. Assim acho importante mostrar que não é só com o cabelo a cair e a "pedir socorro" que as pessoas decidem parar de desfrisar o cabelo. Pelas mensagens e mails que tenho recebido sei que muitas de vocês estão a começar agora (algumas de vocês estão na 2ª ou até mesmo 3ª tentativa). Então espero que esta entrevista vos dê mais força para continuar e não desistir. 

Sem mais demoras, a entrevista com a Lígia: 

1- O que te motivou a parar de desfrisar o cabelo?
  -  Até a uma certa altura , parar de desfrisar, não foi algo que eu considerasse de todo, e amigas minhas já tinham aderido e falavam muito sobre o assunto então comecei a pensar se poderia também ser uma opção pra mim. Mas o momento decisivo foi quando eu vi o documentário do Chris Rock – Good Hair , que engloba vários aspectos da cultura do cabelo afro-americano desde cabelo natural a , extensões e desfrisos


2- Como foi para ti, fazer o big chop ? 
-  Fazer o big chop não estava nada nos meus planos , o plano seria continuar com a transição e ir cortando o cabelo gradualmente até ele ficar todo natural . Tudo aconteceu quando num dia eu vi uma tesoura em cima da mesa e cortei um bocado de cabelo depois quando dei conta , voilá –Big ChopPor não estar nos meus planos foi um grande choque confesso, nos primeiros 3 dias eu não consegui perceber se gostava ou se não porque eu estava mesmo muito diferente. Tive muito apoio da minha família e dos meus amigos , porém também recebi críticas e opiniões de pessoas que não gostaram porque não entendiam o porque da minha escolha para algo tão ‘radical’ Mas isso não foi propriamente difícil de lidar até a um certo ponto pois eu estava consciente da minha escolha e não voltaria atrás por nada , portanto a opinião das pessoas era simplesmente um opinião.


3- Após o big chop pode ser um pouco difícil adaptar-se à nova realidade. tens alguma dica que consideras que te ajudou a lidar bem com a situação ? 
   - Como eu referi foi realmente um choque e difícil de adaptar por algum tempo , mas depois eu fui-me habituando ao ter que lidar com ele todos os dias . Uma das coisas que me ajudou definitivamente a lidar bem com a situação foi o facto de poder ser eu a tratar do meu próprio cabelo tão facilmente e faze-lo em casa sem estar dependente de cabeleireiros .
    

4- As opiniões das pessoas que nos rodeiam nem sempre são as melhores, o que, adicionando as nossas próprias incertezas, nos desmotiva inúmeras vezes. O que é que motivou a continuar quando te apetecia desistir?
-   Realmente durante esse processo encarei algumas pessoas com demasiada opinião  a dar sobre a minha escolha e sobre o meu cabelo , e apesar de alguns comentários terem me deixado mais sensível não houve um que me tenha feito pensar em desistir. Tive a noção de que tal como eu, as pessoas também se estavam a habituar a ver-me assim. Portanto, era normal que tivessem perguntas e opiniões , era só uma questão de tempo.


4- Qual é a tua rotina capilar? 
Isso é algo que eu ainda estou a pôr em pratica , com esta mudança do big shop ainda estou numa fase de tentativa e erro ao tentar perceber o que que o cabelo gosta o que que resulta. Eu lavo o cabelo de 1-2 vezes por semana depende como eu sentir que está o cabelo, depois de lavar aplico um leave-in , a seguir um óleo e dependendo da ocasião um gel suave pra definir ainda mais os caracóis. Faço sempre uma hidratação profunda 1 vez por semana e no dia a dia para um refresh nos caracóis uso um bocado de água e óleo se eu achar que o cabelo esta a precisar de mais alguma hidratação extra.


5- Quais são as tuas marcas de eleição para: 
Shampoo: Moroccanoil Hydrating Shampoo
Condicionador: Moroccanoil Hydrating Conditioner
MÁSCARA DE TRATAMENTO: MAROCCANOIL INTENSE HYDRATING MASK
Leave-in: Shea Moisture Coconut & Hibiscus Curl & Shine Conditioner


6- Fazes máscaras naturais? Qual a tua preferida? 
-  Na altura em que eu ainda desfrisava o cabelo experimentefazer uma mascara natural , uma única vez , a conselho da minha mãe , e jurei pra nunca mais. Porém nesta nova fase decidi dar mais uma chance aos produtos naturais e experimentei uma mascara que de caras se tornou a minha favorita , uma mistura de : banana, sumo de aloé vera , leite de coco e óleo de coco.


7- Qual o teu conselho para todas as raparigas que querem fazer mas não têm a coragem de fazer o big chop

- Fazer um big chop , na minha opinião , aplica se para qualquer decisão que uma pessoa toma , tens que ter a certeza se é aquilo que tu queres porque a partir do momento em que está feito não há volta atrás. Também temos que ter consciência que vai haver sempre alguém com algo a dizer e com alguma crítica portanto estarmos firmes da nossa decisão é chave pra não nos virmos a arrepender futuramente ou ficar com dúvidas. 
   

8- porquê que decidiste fazer o big chop e não continuar com a transição capilar?!
 - No meu caso ,o plano inicial seria continuar com a transição até ter o cabelo todo natural , apesar de numa certa altura eu estar farta de lidar com as duas texturas estava determinada a levar a transição até ao fim .
Big Chop foi uma espécie de ponto sem retorno em que eu comecei por cortar uma parte do cabelo e depois não fazia sentido não cortar o resto . 
    

9- Qual é o teu óleo preferido? 
   - Bem acho que é um pouco previsível através da marca de produtos que eu uso para lavar o cabelo ,o óleo de argan é o meu óleo de eleição já desde a altura em que eu desfrisava resulta super bem em termos de brilho e hidratação.

10- Praticas alguma técnica de low/no poo? Porque?
    - Eu uso os produtos da Moroccanoil  já desde a altura que desfrisava porque resultam muito bem no meu cabelo, e apesar de não terem sulfato eu não sou uma louca pelos produtos sem sulfato . 
   Quanto ao no-poo , eu lavo o meu cabelo com shampoo porém algumas vezes eu sinto que ele não esta sujo ao ponto de ter que lavar com shampoo mas que os caracóis precisam de uma hidratação extra , então nessas alturas eu faço co wash

11- Com toda a tua sinceridade, se pudesses voltar atrás no tempo, tomarias a mesma decisão em relação ao teu cabelo e a todo este processo de "going natural"?
- Não trocaria este processo por nada .


Agora deixo-vos aqui algumas fotografias da Lígia, desde o cabelo desfrisado, passando pela transição e por fim, o big chop. 


Desfrisado






Transição 





Big Chop 











E é tudo pessoal, espero que tenham gostado! 
Um beijinho e até ao próximo post!

3 comentários:

  1. Amigaaa , Muito Obrigada pela participação e pelo convite pra fazer a entrevista aqui no teu blog ! Foi a minha primeira vez a ser entrevistada e estou muito feliz e espero ter ajudado alguma menina que se sinta motivada a entrar ao mundo natural :DDDDDD <3

    ResponderEliminar
  2. Esta linda a minha morena de cá, adorei as dicas,bjinho zani

    ResponderEliminar