A minha transição!

Oláaa Pessoaaal!!

Bem neste post, eu vou dar continuidade à minha história que vos expliquei aqui na minha história:P. Contudo, como eu disse nesse mesmo post, eu considero que a minha transição teve início em Julho/Agosto, depois do corte Fantabulástico que me foi feito!

Antes da historinha vou esclarecer só um ponto. Existem "duas maneiras" para se parar de desfrisar o cabelo: o Processo de Transição ou o Big Chop. 
Coloquei o "duas maneiras" entre aspas porque a Transição e o Big chop não são necessáriamente dois processos distintos, são só duas maneiras diferentes de se começar!
O Big Chop, (grande corte), é nada mais, nada menos que cortar todooo o cabelo que contém quimica no cabelo, tendo assim um fresh start logo de imediato.

O processo de transição é o meu caso, é deixar o cabelo crescer natural, ainda com cabelo com químico e lidar com duas texturas, para mais tarde, quando a pessoa se sentir confortável, fazer então o Big Chop.
Eu considero o big chop mais fácil em termos de ver resultados e mesmo tratar do cabelo. MAAAAS é preciso MUITA coragem para fazê.lo de imediato, eu não tenho, jamais em tempo algum, ficaria com o cabelo curtinho! Mas tenho uma admiração enormeeeee por quem faz o big chop de imediato!

Entãoooo vamos lá a mais uma historinha :D

Como já vos tinha contado, depois do homicidio capilar eu abandonei o cabeleireiro e passei a ser eu a ditar as regras. Bom foram os momentos mais horríveis da minha vida ahhhaa! Quando eu começei a fazer pesquisas sobre a transição eu encontrava sempre blogs e canais de YouTube em que as autoras caracterizavam os primeiros momentos do processo de transição com as seguintes palavras e/ou expressões: " tristeza, falta de confiança, , desistir, difícil, paciência"... entre outras coisas BASTANTE ENCORAJADORAS  #sóquenão  ahahahahaha, e eu ficava do tipo : " Que exagero! Não deve ser assim tãoo difícil!"

Bom, acreditem, é difícil! E muitooo! 

Mas porquê que este processo é  INICIALMENTE difícil? Nos primeiros meses, nós ainda não sabemos o que esperar, ficamos então ansiosas por resultados, e muitooo mas muuito vulneráveis! As nossas dúvidas surgem todos os dias, nos primeiros meses!
Nos primeiros meses, para quem está a fazer a transição, a raiz começa a crescer, e para quem tem o cabelo bem encrespado é uma coisa que se nota logooo e não é nada bonita de se ver. Esta fase é a fase da raiz alta ou levantada, e , a meu ver, é a mais difícil! 

Eu admito, nessa minha fase, eu quis desistir umas quantas vezes, eu já não sabia o que fazer com o cabelo! O que me fez continuar nessa caminhada, foi a minha grande amiga Bianca, e as inspirações que eu fui encontrando pela internet que partilharei com vocês mais à frente.


 O meu conselho para quem está a começar agora ou pensa começar é:


1- Tenham a CERTEZA de que é isso que vocês querem, e que estão dispostas a batalhar;
2- Ter calma e muita paciência, porque este processo leva tempo;
3- Procurem estar muitooo , mas muito bem informadas sobre o assunto;
4- Falem com amigas que estejam a passar pelo mesmo, e se não tiverem, vejam alguns canais do YouTube
5- Abracem a aventura, levem tudo como uma nova fase ;
6- Pensem nos resultados, nos cabelos lindos que poderão ter hehehhe como uma meta a atingir;
7- Tenham um plano, quando começar, quando cortar.
8-  Comprem produtos naturais , que mais tarde indicarei alguns :)
9 - Abandonem os preconceitos sobre cabelo curto (é dificil eu sei), afro e crespo, estejam abertas a novas experiências :D

Penso que com estes 9 pontos estão prontas pra batalha :D



Voltando À historinha hahhahaha ( eu falo muitoooo é tãoooo difícil controlar-me hahahahha)
Como eu estava a dizer, eu comecei a ver com os meus próprios olhos, a complexidade da coisa. Foi difícil chorei e desanimei várias vezes, mas aguentei 5 mesitos a lidar com a raíz levantada!
Aqui estão algumas fotos do início:





Setembro de 2013


Esta última foto foi tirada no dia em que eu decidi por um fim ao sofrimento de ter de lidar com a raiz gigante! Apesar de ter um preconceito enoooooormeee com tranças, eu já não aguentava mais andar com o cabelo assim, e não sabia o que fazer com ele, então , para não desistir, eu dei um voto de confiança ás tranças, bem no meu caso, twists. 

Foi nesse mesmo dia que fui fazer as tranças, curiosamente, foi no dia de um jantar.. UAU Tónia, és tão inteligente, justamente no dia em que vais tar com várias pessoas é que decides experimentar uma coisa completamente nova, que não tens ideia de como vai ficar!! PARABÉNS, Realmente és um génio, só que não né?!!! :P



Tive a ideia de fazer um coque como o da Beyonce para o tal jantar :D
Bom , quando saí do salão, ODIEI, odieiiiii as tranças! Como estavam "fresquinhas" a raiz estava super aberta, via-se a minha cabeça todaa ahahhaha! 
Foi horrível! E depois lembrei-me que tinha o jantar, e pensei porquê que eu fiz isto hoje? Porquê? Sem tempo pra me preparar psicológicamente!! 
Foi um desastre, fui-me a baixo, sem confiança nenhuma, com medo do que as pessoas iriam achar.. 
Mas foram as minhas amigas LINDAS, adoro-vos :P, que me deram um boost de confiança e disseram que me tinha ficado super bem, e eu começei a olhar pra elas com outros olhos!
Fiz então um coque e fui para o jantar. Resultado? Toda a gente adorou!! Amaram o novo visual e alguns ate disseram que gostavam mais desse visual entre todos os outros! 
Eu claro, fiquei super feliz e tranquila, e num àpice a minha confiança voltou heheheh 

Adorei Tantooo o look que voltei a fazê-lo, e a refazê-lo :










Novembro de 2013 - Antes de fazer os 2ªs twists







Fazia as tranças com intervalos de 2 a 3 semanas pois apesar de elas serem um protective style, ou seja, um penteado que protege o cabelo, ele também quebra um pouco os fios então é importante dar intervalos, e dar bons "banhos" de proteína ao cabelo para que se reconstitua o fio. 

A ultima vez que fiz as tranças foi em dezembro de 2013, e fiquei com elas até ao inicio de Fevereiro de 2014. Não voltei a fazer porque o cabeleireiro onde eu as fazia tinha fechado temporáriamente e eu não confio noutro :P hehehehe e também, queria passar um tempo a usar o cabelo normal para cuidar mais dele, porque as tranças não dão muito jeito para fazer máscaras e tratamentos...

Agora, estou quase a completar um ano de transição e estou a amar cada segundo, é muito gratificante ver que o nosso trabalho realmente dá frutos! Cada caracol que aparece é uma batalha vencida, Ainda tenho pontas com quimica principalmente na parte da frente do cabelo. na parte de trás o cabelo está 90% natural :D . Ainda tenho um longoooo caminho pela frente mas queria partilar com vocês o meu percurso :D 

Aqui têm algumas fotos actuais :


Evolução do cabelo de Janeiro de 2014 para Março de 2014












Quando fico com preguiça de refazer twists :P








Como eu ainda tenho pontas desfrizadas , tenho de fazer twists e enrolá-los como carrapitos, para que as pontas fiquem encaracoladas como o resto do cabelo como podem ver na foto da evolução de Janeiro para Março. Como já disse anteriormente ainda não tenho uma data estipulada para o meu Big Chop, quero primeiro ver os resultados após um ano, e aí decidir se faço ou não. Tenho de estar decidida e completamente convencida de que o quero fazer de maneira a sentir-me bem comigo mesma. Qualquer mudança de planos, eu avisarei aqui :D!


8 comentários:

  1. Gostei muito do blog,espero que continues a postar e a partilhar a tua jornada.Também tenho tido um "percurso capilar" difícil e estou a considerar parar de desfrisar o cabelo,mas não quero ter que cortar,é possível fazê-lo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida, antes de mais muito obrigada pelo comentário. Vou continuar sim !

      Quanto à tua questão, é possível sim!
      Se fizeres a transição tal como eu, não o terás de o cortar todo de uma vez... Mas o facto é que não consegues escapar da tesoura, porque o cabelo desfrizado vai ter de sair de alguma forma... Mas podes ir só tirando 1-2 "dedos" por mês e irás ter um resultado igualmente bom!
      Muita paciência é indispensável!
      Força nos cachos querida.
      Um beijo :)

      Eliminar
  2. Parabéns pelo blogue. Temas interessantes e muito, muito bem escrito.

    ResponderEliminar
  3. Olá. Adoreiiiiiii os teus twists, e como estou em transição estou a procura de um salão. Será que me podes indicar o teu?

    Optimo post :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida! Obrigada e ainda bem que gostaste.
      Eu costumava fazer os twists no Babilónia no cabeleireiro Tina Cabelos.
      beijinhos

      Eliminar
  4. Afinal nem sempre a solução é o BC

    ResponderEliminar
  5. Afinal nem sempre a solução é o BC

    ResponderEliminar