A Historinha!



Oláaa!! 
Vou tentar contar a minha história da maneira mais resumida possível, para que vocês não adormeçam! Hehehehehe :P

Então vamos lá!
Sobre o Blog!
A ideia do blog foi minha mesmo. Ela surgiu porque, na altura em que eu andava a fazer pesquisas sobre cabelos naturais, afros e crespos, eu não encontrava nenhum blog cuja autora tivesse o cabelo idêntico ao meu! Encontrava sempre cabelos cacheados , com caracóis PERFEITOS E LISOS, o que nao é o meu caso! hahahah
Na verdade, acabei por encontrar duas youtubers que acabaram por se tornar duas das minhas inspiradoras, que tinham o cabelo parecido com o meu, mas falarei mais tarde sobre elas! Adiante... para além de não encontrar casos similares ao meu, não encontrei nenhum blog sem ser brasileiro ou americano! Então pensei: " E se eu criar um blog?! Um blog de uma Portuguesa/Angolana!! UAU!!". Pois, e cá estou eu, hehehehe, pronta para partilhar todas as minhas aventuras e desventuras com vocês!! 

Agora, sobre a minha linda trunfa! Hahahaha
 O meu cabelo já passou por muuuuuuitooo! É um herói tadinho! ahahaha
Eu sempre usei o cabelo natural, era volumoso, comprido e bem encrespado, liiiindoo (modéstia à parte, hahahah)! Usei-o natural até aos 13 ou 14 anos, como era muito volumoso, eu tinha de fazer 3 trancas, ou trancinhas(bobs) ou qualquer outro penteado que envolvesse dividir o cabelo em váaaaarias partes. Como nestas fotos:

Mini eu :P

(Mini eu, com 5 aninhos)

Depois desta fase , já não tenho muitas fotos, mas continuei a fazer o penteado da 1ª foto várias vezes! ahhahaha
Mas como se diz popularmente, a idade pesa (hahaha) e com o passar dos anos já era "mico" fazer duas trancas, trancinhas ou então o penteado da primeira foto! E soltar o cabelo... Bem, digamos que era complicado!!

Entre várias tentativas finalmente (mais ou menos em 2008) consegui convencer a minha mãe a fazer o que mais tarde se tornaria o pior ERRO da minha vida: abrir a raiz do cabelo. (Abrir a raiz é usar o produto químico alisante, mas aplicá-lo 2 dedos afastados da raiz e deixa-se pouco tempo no cabelo. Este processo pode ser chamado de relaxamento ou então  amaciamento que é um processo idêntico.)  

Nos primeiros tempos foi um máximo!! O cabelo perdeu muito volume! Mas o que muitas de nós fazemos muitas vezes é pensar que o desfriso retira-nos o volume e já esta...Mas não é bem assim, o desfriso é um químico, logo requer muito cuidado!
Não tenho fotos do momento em que abri a raiz do cabelo mas tenho do ano seguinte.. Aqui vão elas:

Março de 2009

Abril de 2009






Julho de 2009









Agosto de 2009





Agosto de 2009 ( cabelo esticado)




Dezembro de 2009

Bem, entre muitos maus tratos, siiiimmmm eu admitooo! Maltratei muito o cabelo :(! Não tinha paciência para tratar dele, o meu cabelo foi começando a perder vida, a ficar cada vez mais vazio, os caracóis já apareciam com dificuldade, e os fios lisos começaram a ser a minha nova companhia! 
Tudo o que eu comecei a descobrir que não era o que eu queria (bem que a minha mãe me avisava, mas nessa idade pra nós, as mães não sabem nada hahahhahaha! OIÇAM AS VOSSAS MÃES, ELAS SABEM TUDO!)


Ao contrário do que eu achava na altura, o cabelo desfrizado requer IMENSOS cuidados!
Bom.. o que eu queria dizer é : o meu cabelo foi acabando aos poucos :( , têm aqui uma sessão de fotos :P

Agosto de 2010 (cabelo esticado)

Agosto de 2010 (cabelo esticado)




Agosto de 2010




Fevereiro de 2011

Fevereiro de 2011

Outubro de 2011


Outubro de 2011


Dezembro de 2011


                                                               Fevereiro de 2012

Em Agosto de 2012, saí de Luanda, Angola e fui morar para Portugal, para começar o ensino superior.
O cabelo continuou a piorar e a ficar mais fraco e sem caracóis...Porém havia certas alturas que parecia que ele estava a voltar a ficar forte, mas nada comparado ao que era anteriormente!


Agosto de 2012 (mise de rolos)

Setembro de 2012

Outubro de 2012


Novembro de 2012

Dezembro de 2012

Dezembro de 2012





Janeiro de 2013




Fevereiro de 2013 (cabelo esticado)


Fevereiro de 2013


Abril de 2013 (cabelo esticado)

Junho de 2013 (Cabelo Esticado)

Algures por Março eu decidi começar a frequentar um cabeleireiro que uma das minhas grandes amigas frequentava, e eu adorava os resultados nela!! Conheci a cabeleireira que se ia tornar a minha conselheira!!! 

Ela disse que eu teria 2 opções : parar de desfrisar o cabelo ou desfrisar e trata-lo . 
Optei pelo tratar, pois estava muito mal informada sobre o famoso processo de transição e achava que a única maneira de parar  de desfrizar era se cortasse o cabelo todo, ou seja, se fizesse o famoso BIG CHOP!! 

Digamos que cortar o cabelo TODO não era SEQUER uma opção!Então nem tentei me informar mais sobre o tal processo! Comecei o tratamento, era com a linha verde de reconstrução da kérastase,  Force Acrchitete , que era rica em proteínas, keratina e ceramidas, o que, em excesso resseca o cabelo, e eu estava a fazê-lo todas as semanas, logo o resultado foi um cabelo super seco e sem brilho...

Em Maio voltei a desfrisar o cabelo, mal sabia eu que seria a última vez!!Mas eu não estava satisfeita com os resultados!
 Foi então que tomei mais uma decisão na minha vida: Vou me informar sobre essa coisa de cabelos hehehhe! 

Para me informar mais, falei com uma amiga de longa data, Bianca Gourgel, que é uma das minhas grandes inspirações , que na altura já tinha feito o big chop! Informei-me com ela sobre tudo que eu poderia ou nao fazer! Outra pessoa com quem falei foi a minha mãe, e ela deu-me imensa força!
Mesmo com toda a força do mundo, a pessoa que tinha de se convencer era eu! E para vocês verem que não é fácil tomar a decisão de aceitar as raízes da crespolândia hahahhah, só me convenci em Julho de que não iria voltar a desfrisar, mas tinha começado a pensar nisso em Maio!

Voltei ao salão com a notícia de que ia parar de desfrisar!
Uma coisa que me deixava indignada sempre que eu la ia, é que ela fazia-me sempre brushing e passava-me a chapa, mas nas minhas pesquisas da internet, todas as raparigas cortavam relações com o calor! Mas como ela dizia que não haveria problema, eu acreditava!

Em Agosto, ela fez-me um corte que eu não sabia o resultado... ADOREI!! Mas só quando ainda estava no cabeleireiro!! O corte era um parecido com o da Rihanna, curto atras e mais comprido à frente..Assim que cheguei a casa a minha mãe odiou! Viu logo que o objectivo da cabeleireira era deixar-me dependente dela, porque aquele corte , uma vez que o meu cabelo é crespo, só ficava bem nos primeiros dois dias, porque tinha sido esticado! Era o típico corte que ficava bem unicamente a cabelos lisos! Ela havia feito isso para que eu tivesse de lá ir religiosamente! Aqui estão algumas fotos do corte:





Amei tantooo o corte que tirei VÁAAARIAASS fotos com ele né? #Soquenão
A minha mãe e a minha irmã odiaram tudo ahahhaha , (tenho uma família Chataaaa hahah) mas graças a elas, eu sai do cabeleireiro logo após a tentativa de homicídio que fizeram no meu cabelo!!
Saí do cabeleireiro e decidi que ia ser EUZINHA, ME, MYSELF, AND I a tratar do meu cabelo! E sabem no que deu? Coisas maravilhosas ahhahaha
E pronto essa é a historia do porquê da minha decisão de parar de desfrisar o cabelo!
Espero que tenham gostado desta história super curta hahahaahah!

Hoje estou quase a fazer um ano (faço um ano em mais ou menos Julho/Agosto),  sem desfrisar o cabelo, e ainda não sei bem quando vou fazer o meu big chop (grande corte), (mas falaremos disso mais adiante), e depois de tantas lágrimas derramadas, incertezas e tentativas de desistência , já me sinto à vontade para partilhar com vocês a minha história, e ajudar em tudo que eu puder ajudar (porque não sou nenhuma profissional em matéria de cabelos née, digamos que sou muito bem informada !!)

A minha jornada tem então o verdadeiro início depois desse corte MARAAA #sqn ahahahha e podem clicar aqui , que é neste post que conto então o meu longo 1º ano de transição.


Se estás indecisa, se queres acabar com a dependência de cabeleireiros, químicos e estás pronta pra soltar a tua juba, estás no sítio CERTO!
Não sou mágica, não faço milagres nem tenho as soluções para todos os problemas, mas garanto que as minhas dicas e truques podem ajudar imeeeeensooo :D
Espero que gostem do blog, e sintam-se livres para comentar e fazer perguntas, que vamos trocar muitas ideias!

Sem comentários:

Enviar um comentário