sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Assuntinho de Hoje : Ginásio/Exercício Físico ou Cabelo perfeito?

Olá meus amores!

Quantas de vocês já pensaram: tenho de ir ao ginásio hoje, mas não quero estragar o meu wash and go super definido ou os meus twist ousts perfeitos...?
Bem eu estou sempre nesse dilema (hahaha)!

Hoje vamos ver como manter e tratar o cabelo, antes, durante e depois do exercício físico!


O exercício físico é uma parte importante das nossas vidas que deve estar presente, entretanto pode condicionar a nossa rotina capilar, se por exemplo for praticado com frequência. Assim convém adaptar a rotina ao exercício e adoptar alguns comportamentos que ajudam a manter o cabelo saudável e com um aspecto impecável.




O principal condicionante do exercício físico é o suor.
Durante o exercício físico é impossível não transpirar. O suor é composto por sais. Quando terminamos o exercício e o suor seca, os sais que nele estão contidos permanecem sobre a nossa pele e couro cabeludo , o que vai ressecar muito o cabelo.

Eu não transpiro muito no corpo mas no couro cabeludo transpiro imenso , o que me faz ter um cuidado extra quando vou ao ginásio, de forma a impedir a acção dos sais depositados pelo suor no meu couro cabeludo.

Então o factor chave neste caso é a protecção do cabelo contra o suor.

- Protecção da raiz dos fios: 


  • A forma mais eficaz de proteger a raiz do cabelo é utilizando uma Fita, headband, que vai impedir que o suor chegue aos fios , sendo absorvido pela headband. 




- Protecção dos fios no seu comprimento:

  •  Aqui o primeiro passo é fazer uma (Re)hidratação dos fios antes de começar a treinar. 
Isto é, antes de iniciar o treino, fazer um moisturize and seal no cabelo, borrifando-o com água e selando a hidratação com um óleo, ou substituir a água por um leave-in água como ingrediente base. 

Deve-se focar sobretudo nas pontas, que são aparte mais frágil do nosso cabelo.


  • O segundo passo é prender o cabelo, de uma forma "solta", não fazendo muita tensão sobre ele. Um messy bun ou o  pineapple (ananás)são os meu penteado de eleição. A escolha do elástico também vai ajudar a não fazer um apanhado demasiado apertado, por isso prefiram sempre um scrunchie de cetim( à venda na Diamantino Viegas, ou podem vocês mesmas fazer um) ou invisibobble (à venda nas farmácias).  Se ainda tiverem o cabelo curto, pasta usar a headband e hidratar muito bem os fios antes.

Um ananás, literalmente :D











- Lavagem 

É importante certificarmo-nos de que retiramos a camada de sais que fica no couro cabeludo depois do exercício físico. Mas lavar o cabelo com shampoo sempre que fazemos exercício físico , (supondo que pelo menos 3 dias por semana isto acontece) vai ressecá-lo imenso.
Trago-vos o meu bom velho amigo Co-Wash que vai permitir limpar o cabelo, sem o danificar. 
No meu caso específico 3 vezes por semana no ginásio são garantidas, mas há semanas em que vou mais , chegando a ir até de segunda a sexta. Eu não lavo o cabelo sempre que vou ao ginásio, nem faço Co-Wash sempre, porque não se adapta à minha rotina. o que faço é um ou dois Co-Wash no meio da semana. 

Outro método que algumas naturals têm usado, não só como lavagem específica após o exercício físico, mas também como método geral é o Water Only Wash Method, que basicamente consiste em lavar o cabelo somente com água, deixando que as glândulas sebáceas do nosso couro cabeludo produzam o máximo da nossa maravilhosa oleosidade natural, o sebo, e usar esse mesmo sebo produzido como o principal hidratante do cabelo da raiz às pontas. 

Pensar em lavar sempre o meu cabelo só com água é um pouco extremo para mim, por isso eu em particular não estou muito aderente a esta prática em termos de lavagem frequente. 

Mas, usar este método para as lavagens por consequência do exercício físico parece-me bastante exequível e até benéfico para o cabelo, e para quem tem o horário mais apertado é uma boa opção em vez de não o lavar simplesmente. 


Ainda dentro deste assunto da lavagem temos o comichão no couro cabeludo. Algumas vezes depois do treino , ou mesmo diariamente,  podemos sentir o couro irritado e muitas vezes não temos tempo de lavar o cabelo para acalmar a raiz e retirar os resíduos que possam estar na origem dessa irritação. Algumas formas de  o combater são :
- Fazer o ACV Rinse , sobre o qual falei neste post aqui;
- Aplicar o tea tree oil no shampoo. Este óleo tem uma componente calmante e anti bacteriana, óptima para a pele e para couro cabeludo irritados.
- Borrifar o cabelo e o couro com sumo de Aloe Vera.


É tudo por hoje, 
espero que tenham gostado,
Beijinhos e até ao próximo post! 



Sem comentários:

Enviar um comentário